Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/milenaserro/www/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme/platforms/wordpress/src/Wordpress/MenuWalker.php on line 8

8 dicas para aproveitar ao máximo a participação em eventos

Diariamente recebo diversos convites para eventos, dos mais variados tipos: congressos, seminários, palestras, feiras, etc. Não dá para ir a todos, claro, mas eu tenho uma máxima de que não podemos ficar só atrás da mesa no escritório. Participar desses eventos é importante para ampliar nossos horizontes e nosso networking.

E tenho alguns pontos que sigo para aproveitar ao máximo minha participação nesses eventos, que compartilho aqui com vocês:

#1 – Eu trabalho a minha mente para entrar em um mindset de crescimento/aprendizado, ou seja, já vou para o evento com a minha curiosidade aguçada e com um desejo verdadeiro de adquirir novos conhecimentos.

#2 – Anotações, muitas anotações. Eu nunca vou para um evento sem um bloquinho de notas e uma caneta. Anoto palavras, frases, insights que já vão me ocorrendo na hora, etc. Mas não adianta só anotar. Quando eu chego em casa, ou no mais tardar no dia seguinte, eu revejo todas as anotações. E de tempos em tempos volto a essas anotações. Acreditem: sempre surgem novos insights!

Curiosidade: existem diversas pesquisas que comprovam que fazer as anotações no papel é o modo mais eficiente de memorizar e assimilar o conteúdo.

#3 – Conexões! Essa parte sempre foi a mais desafiadora para mim, e sigo praticando para chegar a excelência! O primeiro passo é estar aberto a conhecer pessoas. Guarda o celular na bolsa, bota um sorriso no rosto e vá conversar com as pessoas. Troquem experiências e cartões de visitas. E o mais importante: não jogue o cartão de visitas na gaveta. Eu gosto de procurar a pessoa no LinkedIn e ao adicioná-la, envio uma mensagem lembrando onde nos conhecemos. Além disso, eu tenho uma planilha própria com todos os contatos, em que um dos campos eu anoto onde conheci a pessoa e mais detalhes sobre o que conversamos.

#4 – A maneira mais efetiva para o nosso cérebro assimilar um novo conhecimento é quando ensinamos a alguém. Por isso, gosto sempre de compartilhar o que aprendo nos eventos, seja escrevendo um texto para o meu site ou compartilhando em uma conversa com amigos e colegas, entre tantas outras oportunidades que existem para repassar o conteúdo aprendido.

Dicas Extras:

#5 – Nem sempre podemos desligar o celular enquanto estamos em um evento. Mas sempre que puder, o faça. Não ter essa distração a um clique de distância contribuirá não só para você prestar mais atenção, quanto tornará mais propícia a sua interação com as pessoas que estão ao seu redor.

#6 – Gostou muito da apresentação de algum palestrante? Se tiver oportunidade, vá lá falar com ele/ela e comentar. Há exceções, mas na maioria das vezes, os palestrantes são super acessíveis e ficam muito felizes com o reconhecimento. Se o evento estiver muito tumultuado e não der para fazer isso, faça isso depois pelo LinkedIn e/ou outra forma de contato.

#7 – Feedback pra organização. Organizar um evento, por menor que seja, dá um trabalhão danado. Eu acredito muito no poder de um feedback honesto. Comente o que foi bom e o que poderia ser melhorado. Isso serve para ajudar a melhorar o próximo evento.

#8 – Temos uma tendência a participar apenas de eventos da nossa área de atuação e/ou do setor em que trabalhamos. Eu acredito que vale muito a pena participar de eventos de outras áreas, conhecer oportunidades e desafios, histórias completamente diferentes das que estamos acostumados a ouvir.

Espero que essas dicas sejam úteis para vocês!

aprendizados, carreira, eventos, mindset, networking

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Agência BMC