fbpx

Por que as habilidades de apresentação são tão importantes?

É muito curioso observar como muitos profissionais deixam de desenvolver suas habilidades de apresentação por acreditarem que elas só são necessárias para aquelas pessoas que querem falar em público ou se tornarem palestrantes!

Porém, ao conquistar excelentes habilidades de apresentação, os profissionais atingem melhores resultados em suas interações com seus gestores, equipe, colegas e clientes, e em sua projeção e evolução profissional.

Não importa o seu departamento e a posição que ocupa, é necessário e esperado que você se comunique de forma efetiva para fornecer informações para os públicos internos e externos da sua organização.  

Para citar apenas algumas situações, veja como as suas habilidades de apresentação podem impactar o seu trabalho:

Durante entrevistas – entrevistador e entrevistado devem se comunicar bem para alcançarem o melhor resultado.

Em reuniões – remotas ou presenciais, é nas reuniões que muitas decisões fundamentais são tomadas e, portanto, o lugar ideal para a sua projeção profissional.

Eventos & Networking – criar novas conexões é fundamental para o seu sucesso profissional. Habilidades de apresentação ajudam profissionais a deixarem uma ótima primeira impressão.

Ao falar com clientes – para que a sua carreira e/ou o seu negócio evolua, você deve criar relacionamentos verdadeiros com clientes, e isso implica em ter um talento especial para se comunicar com eles. A confiança e a lealdade de um cliente são criados a partir do compartilhamento da história e da visão da sua organização.

Apresentações em conferências – para ser visto como uma autoridade você deve ter capacidade de educar e inspirar audiências. Boas habilidades de apresentação ajudam negócios a alcançarem potenciais clientes e fazê-los agir.

Agora que você já sabe o quanto as habilidades de apresentação são importantes para a sua trajetória profissional, separei algumas dicas de como você pode começar a aprimorar suas habilidades:

Esteja sempre preparada(o):

Seja para falar diante de uma grande audiência em um evento do seu segmento ou para falar com uma única pessoa na sua organização, é importante que você esteja preparada(o). A sua mente está realmente pronta para transmitir qualquer mensagem que você precise comunicar? Você pode imaginar o resultado desejado?

Quem é a sua audiência e o que eles precisam de você? Qual a melhor forma de você transmitir a informação? Quais questões eles podem ter que você precisa ser capaz de responder? Quanto mais preparada(o) você estiver, mais confiante e capaz você estará para compartilhar.

Organize-se:

Se você tem uma reunião de vendas ou um evento, é importante que você esteja organizada(o) para que possa causar a melhor impressão. Tenha materiais complementares prontos e organizados.

Domine o nervosismo:

É comum e muito normal ficar nervosa(o) antes de qualquer tipo de apresentação. Isso significa que você está preocupada(o) em fazer o seu melhor. Mas você não pode fazer o seu melhor quando você está no limite por conta do seu nervosismo.

Embora você possa ficar nervosa(o), é possível que você entre na sala de reuniões ou suba no palco calma(o) e confiante. A preparação a mais fundamental e importante parte para desenvolver essa confiança, porque ela irá aos poucos retirar essa energia do nervosismo do seu corpo.

Já foi cientificamente comprovado que respirar profundamente ajuda a acalmar a sua mente e o seu corpo. Busque fazer isso da próxima vez e não se surpreenda se você se sentir muito melhor!

Mire no interesse e não na perfeição:

No final das contas, o público – seja ele grande ou pequeno – quer se engajar com a sua apresentação, quer aprender algo, quer ser movido a fazer algo após a sua fala. Elas não querem que você seja perfeita(o), e sim interessante.

Se esforçar para ser perfeita(o) é um esforço em vão. Contudo, ser interessante é algo que as pessoas mais determinadas podem alcançar.  

Se você está se apresentando para um grupo grande, tenha certeza que incluiu alguns pontos interessantes na sua fala. Se você está sendo entrevista(o) para uma promoção, conte uma história pessoal que é relevante para a posição.

A importância das habilidades de comunicação no ambiente de trabalho não pode ser ignorada. Se você está permitindo que o medo te impeça de ir além, busque implementar essas dicas para que você possa começar a fazer novas conexões e boas impressões que irão impulsionar a sua carreira.

apresentação, comunicação, falar em público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Agência BMC